Na passada semana, de 18 a 24 de setembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo, levou a efeito um conjunto de operações, que pretendem a prevenção e o combate à criminalidade violenta e à fiscalização rodoviária.
Foram registados cinco detidos por condução sob efeito de álcool e 235 infrações. Destas, 190 foram por excesso de velocidade, 54 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução, 51 por falta de inspeção periódica obrigatória, 27 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistemas de retenção para crianças, 19 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização, 18 relacionadas com tacógrafos, 16 relacionadas com veículos agrícolas, nove por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei, três por falta de seguro de responsabilidade civil, três relacionadas com pneus e uma relacionada com veículos de duas rodas com motor.
No que diz respeito a apreensões, a GNR apreendeu 376 doses de haxixe 84,06 euros em numerário, quatro doses de liamba, três telemóveis, duas peças em ouro, duas munições, uma caçadeira, um relógio, um trator agrícola e um reboque agrícola.
Ainda descrito em comunicado, a GNR registou 46 acidentes, entre eles dois mortos, um ferido grave e 19 feridos leves. Destacaram, ainda, nove autos de contraordenação, sendo que cinco foram no âmbito da legislação ambiental, quatro no âmbito de trânsito e segurança rodoviária e um devido a consumo de estupefacientes.
Para além deste registo, constam deste leque de notificações cerca de 28 ações de sensibilização.