Altominho.tv

Maestra Donka Miteva dirige segunda edição do Alto Minho International Choir

O Alto Minho International Choir (AMIC), sediado em Viana do Castelo, abriu candidaturas para a sua segunda edição. Cantores de qualquer nacionalidade, com mais de 18 anos e sem limite máximo de idade, podem concorrer até 31 de janeiro de 2027.

A seleção será realizada através do envio de uma gravação, de acordo com os critérios definidos no regulamento. Todos os lugares do coro serão atribuídos mediante prova de admissão.

A segunda edição decorrerá entre 22 de julho e 1 de agosto de 2027, em Viana do Castelo, e terá direção artística da maestra búlgara-alemã Donka Miteva. O projeto prevê a preparação de um programa a cappella e uma digressão de concertos, cujos locais serão anunciados posteriormente.

Donka Miteva é diretora artística e titular do Collegium Musicum de Berlim e já dirigiu formações como o European Youth Choir e o coro da Ópera Estatal de Münster, na Alemanha.

Na primeira edição, o AMIC reuniu cantores de oito países e realizou concertos em Portugal e Espanha, em conjunto com a Alto Minho Youth Orchestra.

Promovido pela Associação Musicis Pontem — Orquestra do Alto Minho, o projeto pretende incentivar a prática coral e o desenvolvimento artístico dos participantes, através do intercâmbio entre cantores, maestros e solistas nacionais e internacionais.

O regulamento e as condições de candidatura estão disponíveis no site da Orquestra do Alto Minho