O Comando Territorial de Viana do Castelo, levou a cabo várias operações, no distrito de Viana do Castelo, na semana de 22 a 28 de maio, com o objetivo de “a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária” revela a GNR em comunicado.
Assim, registam-se 23 detidos, com destaque para 14 por condução sob o efeito de álcool, quatro por condução sem habilitação legal e um por invasão de área de espetáculo desportivo.
Registam-se ainda 44 apreensões, de 37 munições, de três doses de liamba, três armas brancas e uma arma de fogo.
No que diz respeito a infrações, foram detetadas 352 com destaque para 78 por excesso de velocidade, 43 por falta de inspeção periódica obrigatória, 25 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei, 11 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistemas de retenção para crianças, dez por uso indevido do telemóvel no exercício da condução, dez relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização, sete por falta de seguro de responsabilidade civil, sete relacionadas com tacógrafos e sete por excesso de peso.
A nível de acidentes, estão registados 47, com destaque para 11 feridos leves. Além deste número, foram assinalados nove autos de contraordenação, seis no âmbito da legislação ambiental, dois relacionados com consumo de estupefacientes e um no âmbito da defesa da floresta contra incêndios.