Altominho.tv

RIBAM disponibiliza serviço de empréstimo interbibliotecas

A Rede Intermunicipal de Bibliotecas Públicas Municipais do Alto Minho (RIBAM) disponibiliza o empréstimo interbibliotecas, um novo serviço que dá aos cidadãos a possibilidade de requisitar, na biblioteca do seu concelho, livros ou outro tipo de documentos que se encontrem em qualquer biblioteca dos dez municípios do Alto Minho.

A iniciativa reforça o trabalho em rede que a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) tem vindo a promover e que se traduziu já na criação de um portal, disponível em https://bibliotecas.altominho.pt/, suportado por um sistema que permite a agregação dos diferentes catálogos de cada biblioteca municipal  e a pesquisa a partir de um único ponto de acesso.

Tendo como objetivo promover a leitura e facilitar o acesso à informação, este novo serviço é totalmente gratuito, bastando aos utilizadores solicitarem, na biblioteca do município em que residam, trabalhem ou estudem, o empréstimo de documentos que compõem o acervo das bibliotecas públicas municipais de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.

Efetuado o pedido, é compromisso das bibliotecas da RIBAM, de acordo com os regulamentos específicos, a disponibilização do documento. Este serviço de apoio ao utilizador da RIBAM constitui uma mais valia por permitir aceder a documentos, por vezes, inexistentes num determinado município e/ou que já não se encontram em comercialização, encontrando-se disponíveis no catálogo coletivo de uma das bibliotecas municipais da rede.

As coleções e fundos documentais de toda a RIBAM podem ser pesquisados numa única plataforma onde atualmente estão disponíveis para consulta online mais de 422 mil registos, provenientes de várias fontes de informação em cada biblioteca municipal.

O desenvolvimento desta plataforma inseriu-se no projeto da CIM Alto Minho – e-Gov Alto Minho 2020, cofinanciado pelo Norte 2020, com o objetivo de diversificar públicos através do aumento das atividades e serviços digitais oferecidos à população geral, mas também proporcionar novos serviços de informação.