Altominho.tv

Alto Minho tem 20 candidatos às 7 Maravilhas da Cultura Popular

Entre as 504 candidaturas às 7 Maravilhas da Cultura Popular, foram apurados 471 candidatos. No Alto Minho foram selecionados 20 patrimónios dos concelhos de Caminha, Monção, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo.

As candidaturas foram avaliadas pelo Conselho Científico do concurso, que acabou por atribuir o selo de “Nomeado” a 471 patrimónios, que avançam na eleição das 7 Maravilhas da Cultura Popular. A região do Alto Minho apresentou candidaturas às sete categorias a concurso: Artesanato, Lendas e Mitos, Festas e Feiras, Músicas e Danças, Rituais e Costumes, Procissões e Romarias e Artefactos.

O concelho de Monção tem dois candidatos: o combate da Coca e o vira do Alto Minho, nas categorias de Rituais e Costumes e Músicas e Danças, respetivamente.

Caminha conta com quatro projetos nomeados: a Romaria de São João d’Arga, a Festa de Nossa Senhora da Bonança, a Góta da Serra d’Arga e o Ramo de Andor, nas categorias de Procissões e Romarias, Festas e Feiras, Músicas e Danças e Artesanato.

O município de Ponte da Barca apresentou o Entrudo do Pai Velho, realizado na freguesia de Lindoso, e a Romaria de São Bartolomeu, que estão a concorrer nas categorias de Rituais e Costumes e Festas e Feiras.

Já os candidatos de Ponte de Lima estão divididos por cada uma das sete categorias a concurso: a cantaria – na categoria de Artesanato, a feira quinzenal e feira do gado – na categoria de Festas e Feiras, a lenda do rio Lethes – em Lendas e Mitos, a Mesa dos Quatro Abades – em Rituais e Costumes, Toalhas de Linho – na categoria de Artefactos. As concertinas e cantares ao desafio também estão a concurso na categoria de Músicas e Danças e as Feiras Novas entraram para a categoria de Procissões e Romarias.

O concelho de Viana do Castelo tem cinco nomeados às 7 Maravilhas da Cultura Popular: o cortejo noturno, janeiras de Perre, Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia, Romaria de Santa Marta e vela votiva, nas categorias de Rituais e Costumes, Procissões e Romarias e Artesanato.

Segundo a organização, “os resultados da avaliação pelo painel de especialistas, a terceira fase do concurso, serão conhecidos a 7 de junho, com atraso de um mês, em virtude dos constrangimentos causados pela Covid-19”.

Nessa fase, o painel de especialistas, composto por sete elementos de cada um dos 18 distritos e duas regiões autónomas, vai eleger sete patrimónios de cada região, num total de 140 finalistas regionais, que participarão nas respetivas eliminatórias regionais.

No dia 7 de junho serão também divulgadas as próximas etapas do concurso, que estão “condicionadas à evolução da pandemia”.