Altominho.tv
CM PONTE DE LIMA

Feiras Novas, concertinas e cantares ao desafio entre os candidatos às 7 Maravilhas da Cultura Popular

O concurso 7 Maravilhas de Portugal elegeu a Cultura Popular como tema da edição de 2020 e o município de Ponte de Lima abraçou a iniciativa. O património imaterial do concelho, apresentado em sete candidaturas, está entre os nomeados das 7 Maravilhas da Cultura Popular.

O anúncio foi feito esta quarta-feira. “Ponte de Lima, terra rica da Humanidade, rica em tradições e festividades não poderia deixar de candidatar o seu património imaterial às 7 Maravilhas da Cultura Popular”, justifica o município.

Os candidatos da “vila mais antiga de Portugal” estão divididos por cada uma das sete categorias a concurso: a cantaria – na categoria de Artesanato, a lenda do rio Lethes – em Lendas e Mitos, a feira quinzenal e feira do gado – na categoria de Festas e Feiras, a Mesa dos Quatro Abades – em Rituais e Costumes, Toalhas de Linho – na categoria de Artefactos. As concertinas e cantares ao desafio também se juntaram à festa na categoria de Músicas e Danças.

Já as Feiras Novas entraram para a categoria de Procissões e Romarias. As festas do concelho de Ponte de Lima encerram o ciclo das grandes romarias minhotas, realizando-se anualmente no mês de setembro.

As 7 Maravilhas da Cultura Popular pretendem valorizar e reconhecer o património cultural material e imaterial das várias regiões e localidades de Portugal.