Altominho.tv

Romaria de São Bartolomeu e Entrudo do Pai Velho candidatos às 7 Maravilhas da Cultura Popular

A candidatura da Romaria de São Bartolomeu e do Entrudo do Pai Velho ao concurso 7 Maravilhas da Cultura Popular foi anunciada esta terça-feira pelo município de Ponte da Barca.

Integrada na categoria de Procissões e Romarias, a Romaria de São Bartolomeu é uma “festa popular de cunho religioso”, que tem como ponto alto as rusgas populares, “uma tradição com mais de 100 anos, onde mais de 80 rusgas vindas de todo o país dançam e cantam à desgarrada pela noite fora”.

“Numa perfeita simbiose entre o sagrado e o profano, a Romaria de São Bartolomeu é o condensar das múltiplas facetas de um território onde as tradições e vivências se mantêm vivas e renovadas, logo não faria outro sentido que não candidatar esta expressão maior da nossa cultura popular”, sublinha o presidente da Câmara Municipal, Augusto Marinho.

“O mesmo acontece com o Pai Velho, um dos raros e autênticos entrudos do país. É uma tradição ancestral que temos que preservar e promover”, refere o autarca. Esta celebração acontece todos os anos, na freguesia de Lindoso, e os festejos incluem um cortejo que transporta o Pai Velho pelos lugares da aldeia, e também o velório, enterro e queima da figura tradicional, acompanhado da leitura do seu testamento.

“São duas expressões culturais de elevada relevância, que se realizam em momentos distintos no ano e que atraem inúmeros visitantes ao concelho”, é referido em comunicado.

As “7 Maravilhas da Cultura Popular” pretendem valorizar e reconhecer o património cultural material e imaterial das várias regiões e localidades de Portugal.

As categorias a concurso são Artesanato; Lendas e Mitos; Festas e Feiras; Músicas e Danças; Rituais e Costumes; Procissões e Romarias; Artefactos. Cada proposta de candidatura pode incluir até 7 candidatos.

A Romaria de S. João D’Arga, em Caminha, apresentou também a sua candidatura, entrando para a categoria de Procissões e Romarias. A concurso estão, também, a Festa de Nossa Senhora da Bonança, em Vila Praia de Âncora, – na categoria de Festas e Feiras – e a Góta da Serra d’Arga – em Música e Danças.