Altominho.tv

Mais de mil alunos do Alto Minho aprendem a gerir o dinheiro

Mais de mil alunos do ensino básico do distrito de Viana do Castelo vão apreender a gerir o dinheiro através de um projeto de educação financeira lançado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho.

Em comunicado emitido hoje, aquela estrutura que agrega os dez concelhos do distrito de Viana do Castelo explicou que o projeto “No poupar está o ganho” vai abranger um total de 1.150 alunos e 60 professores da rede de escolas públicas, durante três anos letivos de 2017 a 2020.

A iniciativa, que vai ser apresentada publicamente no dia 06 de fevereiro, às 14h00, na sede da CIM do Alto Minho, em Ponte de Lima, “visa transmitir aos alunos conhecimentos de educação financeira, para que se consciencializem da importância do dinheiro e possam adquirir competências que lhes permitam a tomada de decisões corretas e informadas no futuro, contribuindo para que sejam consumidores mais responsáveis”.

O projeto a desenvolve, pela primeira vez, nas escolas do ensino básico do Alto Minho, foi “concebido em 2010 pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, com o objetivo de promover a literacia financeira na comunidade estudantil”.

O projeto “inclui formação de professores, uma visita ao Museu do Papel Moeda e acesso a uma plataforma de ‘e-learning’, tanto para os professores como para os alunos inscritos, que disponibiliza todos os conteúdos programáticos (adequados a cada um dos ciclos de ensino e de acordo com o Referencial de Educação Financeira, aprovado pelo Ministério da Educação), formação ‘online’, fichas didáticas, planos de aula e filmes de animação temáticos, entre outros recursos”.