Altominho.tv

Mau tempo provoca estragos

A Proteção Civil registou desde as 00h00 de hoje e até cerca das 19h00, no continente português, 174 ocorrências devido ao mau tempo, tendo a maioria ocorrido na região Norte, relacionadas sobretudo com a queda de árvores.

De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, durante o dia de hoje registaram-se quedas de árvores em Viana do Castelo, Valença, Monção, Paredes de Coura e Ponte de Lima.

Em Valença, diversas ocorrências durante a manhã e tarde de hoje mobilizaram equipas em conjunto com a Proteção Civil Municipal para quedas de cabos de eletricidade e telefonia e inundações.

“Temos neste momento várias equipas no terreno a trabalhar para assegurar o bem-estar da nossa Comunidade com o apoio essencial da SMPC Valença e de uma máquina retroescavadora”, refere a corporação em comunicado.

“Deixamos como sempre o apelo a que tenham cuidado ao circular na via e redobrem cuidados com os lençóis de água e a possibilidade de inundações”, acrescenta.

Pedro Araújo, oficial de operações na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), disse à Lusa que, das 174 ocorrências, 123 ocorreram na região Norte, sobretudo nos distritos do Porto e Viana do Castelo.

Do total de ocorrências, 91 foram relacionadas com quedas de árvores, 31 com quedas de estruturas e 35 com limpeza de vias.

Pedro Araújo indicou ainda que os danos foram muito localizados.

Na quinta-feira, a ANEPC emitiu um aviso à população alertando para a possibilidade de inundações, quedas de árvores e acidentes rodoviários devido às previsões de chuva, neve, vento e agitação marítima para os dias seguintes.

Fotografia: Bombeiros Voluntários de Valença