Altominho.tv

Município é candidato aos Prémios Património Ibérico

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira está entre os candidatos aos Prémios Património Ibérico, na categoria de “Melhor Projeto de Mediação”.

“A dinamização de ações de aproximação do património cultural municipal junto da comunidade educativa do concelho, informando e sensibilizando para a importância da proteção e salvaguarda dos elementos identitários” revelam-se pontos essenciais para colocar a vila das artes a concorrer ao prémio.

Segundo a autarquia, que está”consciente do papel complementar na aprendizagem das crianças e jovens do concelho, criando oportunidades dinâmicas para dar a conhecer o enorme legado patrimonial de Vila Nova de Cerveira”, existem no concelho  várias ações, sendo o projeto ‘Quintas Patrimoniais’ um dos exemplos mais recentes e que suscitou interesse para se enquadrar nos critérios destes prémios de âmbito nacional.

A categoria de ‘Melhor Projeto Medição’, na qual se inclui o Município de Vila Nova de Cerveira, contempla projetos de aproximação do Património Cultural ao público, através da ação programada de mediadores e educadores patrimoniais e que tenham promovido ativamente a participação inclusiva e a acessibilidade social e intelectual da comunidade.

Os Prémios Património Ibérico distinguem as boas práticas de Património Cultural Ibérico, galardoando projetos, entidades e profissionais atuantes no setor. Com uma periodicidade bienal, o evento decorre na AR&PA Bienal Ibérica de Património Cultural, em Portugal, sendo que a edição 2023 está prevista para Angra do Heroísmo (Açores).