O município de Vila Nova de Cerveira, entre os dias 02 e 06 de agosto, prepara-se para viver as tradicionais festividades concelhias marcadas “pela partilha, pelos reencontros familiares e por muita animação”.
Este ano, a música é um “dos grandes destaques” das festas em honra de São Sebastião, com um cartaz “para todos os gostos e idades”.
A Comissão das festas concelhias 2023, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, apresenta um programa que “conjuga religião, tradição e animação, destacando-se como elemento diferenciador uma grande aposta na juventude”.
O início das festas acontece no dia 02 de agosto, às 22h00, com o Festival Internacional de Danças Folclóricas – ‘O Mundo a Dançar’, com a presença de grupos de África do Sul, da Bolívia, da Ucrânia e da Venezuela. O segundo dia, 03 de agosto, é direcionado para a tradição popular, com as atuações de três ranchos folclóricos do concelho de Vila Nova de Cerveira: de Campos, de Gondarém e de Sopo.
A programação prossegue na sexta-feira, 04 de agosto, com arruadas pelo Grupo de Bombos ‘Figueiras na Rua’, o Cortejo Etnográfico das freguesias com o tema “O Ciclo da Vida” e as atuações de dois artistas alto-minhotos que “prometem contagiar um público muito diversificado com a sua alegria em palco”. O barquense Zezé Fernandes, “promete um espetáculo popular bastante animado” e o vianense Chico da Tina, cuja atuação “integra o concerto da Juventude de Cerveira, pois aposta em letras críticas e caricaturais que, juntamente à sua imagem, criam uma combinação inédita entre o trap, a concertina e as gírias regionais, unindo a tradição e a modernidade”, referiu a autarquia em comunicado.
No sábado, 05 de agosto, estão previstas arruadas dos grupos de bombos do concelho, nomeadamente, Bombos Linho de Nogueira, Divino Salvador de Covas, S. Pantaleão de Cornes e S. Tiago de Sopo. No período noturno, haverá o espetáculo do artista Diogo Piçarra, com a presença do programa ‘Olha a Festa’ da SIC, a transmitir as festas concelhias em horário nobre.
Para o último dia, 06 de agosto, haverá a atuação do grupo de Marco de Canaveses, Tradição d’Ouro, um “projeto musical inovador, popular português, criado em 2018”, que “promete colocar todos a dançar e não deixar ninguém indiferente”, cabendo a Paulo Baixinho encerrar a edição 2023 das Festas Concelhias de Vila Nova de Cerveira.
No que respeita à vertente religiosa, haverá a missa na Capela de São Sebastião, no sábado, dia 05 de agosto, às 10h00, e no domingo a Missa Solene e Sermão em honra do Mártir São Sebastião, agendada para as 11h00, e a Majestosa Procissão em honra de São Sebastião, às 17h30.
As festas concelhias em honra de São Sebastião contam também com Fogo de Artifício no Castelo no sábado e Fogo de Artifício no Rio Minho no domingo, às 00h00.