O FITAVALE – Festival Itinerante de Teatro de Amadores do Vale do Minho está de regresso de 5 a 7 de maio. A iniciativa das Comédias do Minho vai levar diferentes espetáculos a cinco municípios.
Segundo a companhia de teatro, a 13.ª edição do festival é “o momento em que os grupos de teatro de amadores Os Simples (Melgaço), Verdevejo (Valença), +TAC (Paredes de Coura), CTJV (Monção) e Outra Cena (Vila Nova de Cerveira) apresentam o trabalho desenvolvido ao longo do ano com os atores das Comédias do Minho”.
Este ano, o evento volta a envolver os cinco municípios de atuação da companhia de teatro, com cada um dos grupos participantes a estrear um espetáculo “fora de casa”, ou seja, nenhum sobe ao palco no seu próprio concelho.
Os espetáculos são encenados pelos atores Cheila Pereira, Rui Mendonça, Luís Filipe Silva, Joana Magalhães e Sara Costa.
A programação do FITAVALE arranca na sexta-feira, 5 de maio, às 21h30, no auditório de Verdoejo, em Valença, com a apresentação da peça Do Peso de uma Pluma, interpretada pelo Grupo de Teatro do Cine Teatro João Verde (CTJV) e com encenação e dramaturgia de Cheila Pereira.
No sábado, estão previstas duas estreias. O espetáculo Morangotango – The Revenge Party, com interpretação de Os Simples e texto e encenação de Rui Mendonça, vai decorrer às 15h30, no Centro Cultural de Paredes de Coura. O +TAC – Mais Teatro Amador Courense leva A Visita da Velha Senhora ao Cineteatro de Vila Nova de Cerveira, pelas 21h30, com texto de Friedrich Dürrenmatt e encenação de Luís Filipe Silva.
No último dia do festival está agendada a estreia de A Batalha de Não Sei Quê, às 15h30, na Casa da Cultura de Melgaço, com interpretação de Outra Cena, texto de Ricardo Neves-Neves e encenação e adaptação de texto de Joana Magalhães, e de Retratos de Família, pelo Verdevejo – Grupo de Teatro da Associação Cultural de Verdoejo e encenação e dramaturgia de Sara Costa, que terá lugar no Cine Teatro João Verde, em Monção, com início às 19h00.