Altominho.tv
VALORMINHO

Reciclagem aumentou em seis municípios. Recolhidas mais de 4500 toneladas de resíduos em 2022

O volume de embalagens de plástico, metal, papel, cartão e vidro recicladas nos municípios de Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira atingiu mais de 4500 toneladas em 2022, segundo dados avançados esta quinta-feira pela Valorminho.

Em comunicado, a sociedade responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos nos seis municípios do Vale do Minho referiu ter registado, em 2022, “um crescimento de 9% na recolha seletiva de embalagens” face ao ano anterior.

“Uma maior participação por parte dos cidadãos e o investimento, ao longo dos últimos anos, na renovação das instalações e das viaturas, no reforço da contentorização a par da comunicação e educação ambiental, permitiu à Valorminho aumentar a quantidade de material enviado para reciclar”, lê-se na nota enviada à imprensa.

Nos seis municípios abrangidos investiu-se no reforço do número de contentores, viaturas e outros equipamentos, nomeadamente auto compactadores e caixas de 20 a 30 m3, no âmbito de uma candidatura financiada pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR).

Este ano, a Valorminho prevê renovar cerca de 29% dos contentores disponíveis na via pública.