Altominho.tv

Festival do Loureiro do Vale do Lima percorre quatro concelhos entre 14 e 17 de junho

A casta Loureiro é a protagonista do Festival do Loureiro do Vale do Lima que vai decorrer entre 14 e 17 de junho, com passagem por Viana do Castelo, Ponte de Lima, Ponte da Barca e Arcos de Valdevez.

Promovido pela ADRIL – Associação do Desenvolvimento Rural Integrado do Lima, em parceria com os quatro municípios do Vale do Lima, o festival itinerante pretende “dar a conhecer o potencial enogastronómico da casta Loureiro”, envolvendo cerca de 40 produtores e enólogos.

A iniciativa conta com um “programa multidimensional que colocará em evidência as mais diversas expressões desta casta”, incluindo uma exposição e quatro harmonizações vínicas, com diálogos entre reconhecidos chefes, enólogos e escanções que vão “apresentar demonstrações de showcooking, inspiradas nos produtos autóctones e na gastronomia tradicional, conciliadas com provas vínicas”.

“O Festival do Loureiro do Vale do Lima convida-o a usufruir de uma experiência multissensorial, onde a alma de uma região se revela através dos seus vinhos e gastronomia, acompanhados de propostas musicais ecléticas, desde a música clássica ao fado, passando pelas músicas do mundo”, refere a organização.

Ainda de acordo com os promotores, o festival é também “um convite à visita do território do Vale do Lima, ambicionando abrir novos caminhos ao enoturismo, alicerçados na identidade e patrimónios dos quatro municípios que o integram”.

O Festival do Loureiro do Vale do Lima é promovido ao abrigo do projeto de cooperação “Do Vale do Lima ao Vale do Paraíba”, apoiado no âmbito da medida 10.3.1 – cooperação interterritorial e transnacional dos Grupos de Ação Local, do Plano de Desenvolvimento Rural, e cofinanciado pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), no âmbito do Portugal 2020.