Altominho.tv
OAFR

Arcos de Valdevez e Monção recebem galardão de “Autarquia Familiarmente Responsável”

Os municípios de Arcos de Valdevez e Monção voltaram a ser distinguidos com a bandeira verde para “políticas amigas da família” pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR). Na 14.ª edição da iniciativa, Monção conseguiu obter o terceiro galardão em três anos consecutivos e recebeu a bandeira palma.

Em comunicado, a Câmara de Monção refere que, depois de ter sido “o primeiro do Alto Minho a receber a bandeira verde”, “torna-se o único município da região a receber a bandeira palma das “mãos” daquele organismo que, desta forma, reconhece o trabalho da autarquia na implementação de medidas e boas práticas em matéria de política familiar”.

“O nosso objetivo é criar condições para garantir conforto, bem-estar e qualidade de vida a todas as famílias naturais de Monção e aquelas que escolheram a nossa terra para residir e investir. Esta distinção, que acontece pelo terceiro ano consecutivo, é um indicador preciso de que estamos no caminho certo”, sublinhou o presidente da autarquia, António Barbosa, citado em comunicado.

O município de Arcos de Valdevez voltou também a ser reconhecido. Entre as medidas e políticas sociais tomadas pela autarquia estão “o apoio às crianças e jovens desde a creche ao 12º ano, as bolsas para o ensino superior, a isenção e redução de impostos e taxas municipais, os apoios às famílias desfavorecidas e às instituições sociais parceiras”.

Na nota enviada esta terça-feira à imprensa, a autarquia refere que “tem ainda várias medidas de apoio à habitação, através da requalificação de edifícios devolutos para arrendamento apoiado jovem e melhoria das condições de habitabilidade e realojamento em habitações de pessoas desfavorecidas, apoios às pessoas com necessidades especiais, entre outras”.

O OAFR foi criado em 2008 pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas e tem como principais objetivos “acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar para as famílias em geral”.

Nesta 14.ª edição, foram reconhecidos 95 municípios portugueses. A cerimónia de reconhecimento e distinção das autarquias premiadas aconteceu no passado dia 26 de janeiro.