Altominho.tv

Presidente da Câmara de Cerveira assume direção do AECT Rio Minho

O presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, assumiu as funções de diretor do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Rio Minho, informou hoje aquele organismo transfronteiriço.

Em comunicado enviado à imprensa, o AECT Rio Minho adiantou que a instalação do conselho coordenador decorreu, na quinta-feira, em Valença, onde o organismo tem a sua sede instalada.

Constituído em 2018, o AECT Rio Minho abrange 26 concelhos: os 10 municípios do distrito de Viana do Castelo que compõe a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho e 16 concelhos galegos da província de Pontevedra, com ligação ao rio Minho.
De acordo com os estatutos do AECT Rio Minho, as funções de diretor e o vice-diretor alternam de dois em dois anos.

No entanto, devido à mudança de liderança em algumas câmaras do distrito de Viana do Castelo, ditada pelas eleições autárquicas de 26 de setembro, foram designados novos responsáveis para o organismo transfronteiriço.

“Os autarcas dos 10 municípios que compõem a CIM Alto Minho consensualizaram a designação do edil cerveirense para diretor do AECT Rio Minho e o presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, para vogal do conselho de coordenação”, especifica a nota.

O cargo de diretor do AECT Rio Minho era até agora ocupado pelo anterior presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, do Movimento Independente Pensar Cerveira – PenCe, derrotado nas eleições autárquicas por Rui Teixeira, que devolveu ao PS o município perdido em 2009 para aquele movimento.

Já no lado galego, os representantes da Deputação de Pontevedra mantêm-se inalterados e em exercício de funções desde setembro de 2019, designadamente o deputado da Cooperação Transfronteiriça, Uxío Benítez, na qualidade de vice-diretor, e o presidente da Câmara de Tui, Enrique Caballero Gonzalez, como vogal do conselho de coordenação”.

Citado no comunicado, o novo diretor do AECT Rio Minho, Rui Teixeira, destacou “a afirmação regional, nacional e europeia das eurocidades Cerveira-Tomiño, Valença-Tui e Monção-Salvaterra”, e realçou “a importância de consolidar a ação do AECT Rio Minho a toda a região estratégica do Alto Minho e Galiza, potenciando a sua posição e dando o exemplo a Portugal e Espanha, em prol da valorização do Rio Minho e da região”.

Os dois sócios principais do AECT Rio Minho são a CIM Alto Minho e a Deputação de Pontevedra, abrangendo mais de três mil quilómetros quadrados de território e 375.995 habitantes.

A criação do AECT Rio Minho foi impulsionada pelas ações de Estratégia de Cooperação Inteligente Transfronteiriça no âmbito do projeto Smart Minho, cofinanciado pelo programa INTERREG VA POCTEP.