Altominho.tv
ELECTRÃO

Três corporações de bombeiros do Alto Minho recebem equipamentos elétricos usados

As três associações humanitárias de bombeiros voluntários do distrito de Viana do Castelo que aderiram à sexta edição da campanha “Quartel Electrão” estão a receber equipamentos elétricos usados até 30 de novembro.

Até ao final desta edição da campanha, que arrancou em janeiro, a população da região pode deixar todo o tipo de lâmpadas, pilhas e equipamentos elétricos fora de uso nos quartéis das associações humanitárias dos bombeiros voluntários de Ponte da Barca, Ponte de Lima e Valença.

Promovida pelo Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, esta iniciativa tem como objetivo “envolver as associações humanitárias para a causa da reciclagem de equipamentos elétricos usados, garantindo ao mesmo tempo vários prémios às associações”.

Nesta edição, será atribuído um prémio à associação que, a nível nacional, reunir a maior quantidade de equipamentos, bem como um veículo de combate a incêndios no valor de 54 mil euros.

“Todos os quartéis recebem 75 euros por cada tonelada de resíduos reunida. São ainda atribuídos prémios por regiões e aos novos aderentes. Os vencedores destas categorias recebem 750 euros em cartões pré-pagos de combustíveis”, explica a organização.

A nível nacional, nos primeiros 10 meses do ano, as várias associações humanitárias de bombeiros voluntários que aderiram à campanha “Quartel Electrão” já recolheram duas toneladas, a mesma quantidade de equipamentos elétricos usados que tinha sido reunida no ano anterior.

Em 2020, os bombeiros portugueses atingiram um máximo histórico de recolha de pilhas e de equipamentos elétricos e chegaram às 2.029 toneladas. Este foi o valor mais alto registado nas cinco edições desta iniciativa.

“A avaliar pelos números de que dispomos até agora estamos prestes a alcançar um novo recorde”, antecipa o diretor-geral do Electrão, Pedro Nazareth, citado na nota enviada à imprensa.

A campanha conta também com o apoio de várias empresas e instituições, como juntas de freguesias e câmaras, que apelam à entrega de eletrodomésticos e outros equipamentos elétricos em fim de vida, como forma de ajudar os bombeiros do concelho. Segundo a promotora da iniciativa, também as empresas privadas estão a mobilizar-se, um pouco por todo o país, para a entrega de resíduos de equipamentos elétricos usados a pedido dos bombeiros e outras empresas contactam o Electrão diretamente para a recolha desses resíduos, mas solicitam que essa contabilização seja associada à corporação da sua área.