Altominho.tv
IPVC

Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana vai reforçar alojamento e oferta formativa

A Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, localizada em Melgaço, comemorou o 10º aniversário com o anúncio do reforço do alojamento e da oferta formativa.

Durante a cerimónia de aniversário realizada na quinta-feira com a presença do secretário de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, o diretor da escola, Pedro Bezerra, referiu que “os caminhos para o futuro que passam pelo aumento da oferta formativa, quer ao nível de Mestrados como Licenciaturas”.

“Há falta de profissionais de Educação Física e, muito em breve, o país vai-se debater com esse problema. Assim, lanço o desafio para que seja equacionada a possibilidade da ESDL poder ter esse curso de Licenciatura, uma vez que tem quadros altamente qualificados para o efeito, e desta forma começar a formar profissionais nesta área”, afirmou.

A nível do alojamento, Pedro Bezerra e o presidente da Câmara Municipal de Melgaço anunciaram novas parcerias, de forma assegurar um aumento de camas para estudantes e professores visitantes. A requalificação de uma antiga escola e uma nova parceria vão, em breve, traduzir-se num reforço do alojamento para os estudantes da ESDL.

Edifício da escola entregue ao IPVC

Para assinalar a data, o presidente do município de Melgaço formalizou a entrega do edifício da ESDL ao IPVC, rubricando o auto de entrega.

“Dez anos de Escola Superior de Desporto e Lazer é o mesmo que dizer que tem sido uma longa caminhada de afirmação para o IPVC que apostou nesta oferta formativa pioneira e de grande qualidade. É para nós uma honra formalizar a entrega do edifício, onde a ESDL se encontra, formalmente ao IPVC.  É da mais elementar justiça que o futuro deste edifício seja totalmente gerido pelo IPVC”, realçou Manoel Batista, na cerimónia da comemoração do 10º aniversário da ESDL.

O presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, destacou a importância da parceria com a Câmara de Melgaço: “A construção deste edifício e a sua disponibilização por 50 anos foram essenciais, bem como o apoio com a disponibilização de todas as infraestruturas desportivas existentes para que a escola possa exercer as suas atividades, a adequação das infraestruturas existentes na vila para a residência de estudantes, a disponibilidade de espaços para a instalação de outros equipamentos para alojamento e a cedência de meios humanos, postos ao serviço das atividades da ESDL”.

De acordo com a instituição, a Escola Superior de Desporto e Lazer trata-se da mais jovem escola superior do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, cujas instalações foram inauguradas a 15 de maio de 2013, no Complexo Desportivo e de Lazer Comendador Rui Solheiro, de que faz parte integrante o Centro de Estágios de Melgaço. Um edifício que arrecadou dois prémios internacionais de arquitetura e que tem acolhido a ESDL.

Plataformas de mecenato social e académico

A Escola Superior de Desporto e Lazer celebrou, na quinta-feira, protocolos com diversas instituições no âmbito do mecenato social.

Segundo o IPVC, as empresas que se associaram ao projeto vão “auxiliar estudantes mais desfavorecidos na prossecução dos seus estudos, ao assegurar o pagamento de propinas, alojamento e alimentação”.

Já no âmbito do mecenato académico, foi assinado um protocolo com a ICA Canoying com o objetivo de dar um novo estímulo à produção científica na área do desporto de natureza, através do financiamento da propina aos alunos de mestrado que desenvolvam dissertações académicas tendo o Canyoning como objeto de estudo.