Altominho.tv

Alvarinho de 2013 da Quinta do Regueiro ganha concurso “Os Melhores Verdes”

O Quinta do Regueiro Reserva Alvarinho 2013 ganhou o concurso “os Melhores Verdes 2012”, impondo-se aos cerca de 200 vinhos participantes, e por isso recebeu a Grande Medalha de Ouro.

O concurso é promovido anualmente pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) e os premiados a edição deste ano foram divulgados hoje numa gala transmitida “online e sem público, devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19.

O grande vencedor é um vinho de um produtor da Sub-Região de Monção e Melgaço, que deu os primeiros passos em 1988 com a plantação da primeira vinha cem por cento da casta Alvarinho e lançou a primeira colheita Quinta do Regueiro em 1999.

“Os Melhores Verdes 2021″ premiaram mais de 150 vinhos de dez categorias diferentes. Este concurso ganha particular expressão num ano de retoma em que os produtores de vinho carecem de incentivo e de reconhecimento pela sua capacidade produtiva e de promoção”, considerou o presidente da CVRVV.

Manuel Pinheiro acrescentou serem “150 motivos de orgulho que comprovam que a Região mantém um caminho de valorização e de crescimento que é alicerçado na excelente qualidade dos vinhos que são produzidos”.

“Destacamos com satisfação que o número de colheitas iguais ou superiores a três anos a concurso continua a crescer, o que reitera a estratégia de valorização definida para a marca vinho verde”, disse ainda o presidente da Comissão.

Em declarações feitas à Lusa, Manuel Pinheiro entende que “acabou aquele mito de que o melhor vinho verde é o do ano” e acrescentou que o fim dessa velha ideia feita revela uma “aposta nova” nos vinhos com idade que “aponta o caminho do futuro”, podendo contribuir para acrescentar valor ao vinho verde.

A edição 2021 deste concurso evidencia, para a CVRVV, “a crescente aposta no potencial de guarda dos vinhos da região, registando um aumento de 6% nas inscrições em relação aos anos anteriores na categoria colheita igual ou inferior a 2018”.

O júri, composto por 12 elementos de proveniência diversa, avaliou cerca de 200 amostras em prova cega e premiou dez vinhos na categoria Ouro, outros tantos na categoria Prata e 131 na Honra.

Os vinhos premiados com ouro são o Quinta de Linhares, nos brancos, Muralhas de Monção (rosados) Aguião Superior Vinhão (tintos), Quinta do Regueiro Reserva Alvarinho 2013, Pequenos Rebentos (Loureiro), Curvos Reserva (espumantes) e Quinta do Regueiro (Alvarinho).

Os vinhos Curvos Alvarinho, Quinta de Linhares Azal e Alvarinha Aguardente Vínica Velha venceram nas categorias Regional Minho, vinho verde de casta e aguardente, respetivamente.

Manuel Pinheiro afirmou ainda que “o primeiro trimestre deste ano correu bem” para o vinho verde, com vendas “um tudo-nada acima” do que se se verificou no mesmo período de 2020, “puxado pelo mercado externo”.

Num breve olhar sobre o ano passado, o presidente da CVRVV frisou que “foi um ano desigual” para o setor. “Os pequenos produtores sofreram muito” com o encerramento da restauração ditado pela covid-19 e os de maior dimensão resistiram melhor porque se viraram para a exportação.