Altominho.tv

Restaurantes servem “Foda à Monção” em take-away na Páscoa

A Câmara de Monção anunciou esta quarta-feira que os restaurantes do concelho vão confecionar e servir o prato tradicional de cordeiro assado, conhecido como “Foda à Monção”, em regime de take-away, durante a Páscoa.

Segundo o município, o objetivo da iniciativa é manter a tradição pascal na mesa da população do concelho, numa altura em que, devido à pandemia, as reuniões familiares alargadas estão proibidas. “Quem aprecia esta maravilha gastronómica de Portugal, pode degustá-la na tranquilidade do lar, uma vez que vários restaurantes de Monção vão ter disponível, em regime de take-away, este prato autêntico com sabor único, que tanto diz à comunidade monçanense”, refere em comunicado.

O Cordeiro à Moda de Monção, vencedor do concurso nacional “7 Maravilhas à Mesa”, é assado num alguidar de barro em forno de lenha e é acompanhado com arroz de forno, pingado com os sucos do cordeiro.

O título do prato conhecido localmente como “Foda à Monção” está associado à crença de que os produtores de gado “engordavam” os animais, colocando sal na forragem e dando-lhes a beber muita água, antes de os vender nas feiras. Os animais pareciam gordos e eram comprados a bom preço, e diz-se que, quando os compradores se apercebiam do logro, exclamavam à boa maneira do Minho: “Que foda!”.

“O termo tanto se popularizou que o prato passou a designar-se, por estas bandas, como foda. De tal modo que é frequente, pelas alturas festivas, como a Páscoa, ouvir dizer: “Ó Maria, já meteste a foda?””, explica a Câmara de Monção.

Na freguesia de Pias, um evento gastronómico dedicado a este prato tradicional atrai todos os anos milhares de pessoas. As duas últimas edições da Feira da Foda foram canceladas devido à pandemia. A edição de 2022 está já prevista para os dias 1, 2 e 3 de abril.