Altominho.tv

Feira da Foda volta a ser cancelada. Regressa de 1 a 3 de abril de 2022

A Feira da Foda, na freguesia de Pias, em Monção, foi cancelada pelo segundo ano consecutivo devido à pandemia. A organização confirmou o cancelamento do evento marcado pela degustação do Cordeiro à Moda de Monção, cuja edição de 2021 estava programada para decorrer de 19 a 21 de março.

Com estreia em 2017, a feira esperava receber 40 mil pessoas em 2020. Uma edição que caiu por terra quando foi um dos primeiros eventos a ser cancelados por causa do coronavírus. Este ano, o cenário repete-se. “Até me vêm lágrimas aos olhos, acredite”, comentou Agostinho Correia, da Confraria da Foda e da junta de freguesia de Pias, que organiza o evento, em declarações à Fugas após confirmar o cancelamento de mais uma edição.​

“Íamos mais do que duplicar o espaço e triplicar os lugares sentados”, lembra o responsável, que há cerca de um ano disse à Altominho TV que a ideia era ter “uma área coberta de 3.500 metros quadrados, 1.500 lugares sentados e 32 mesas redondas decoradas com motivos alusivos ao prato”.

Outra das apostas da organização passaria também por uma “melhoria do serviço de refeições”, de forma a torna-se “mais rápido e eficaz”. Segundo Agostinho Correia, as pessoas poderiam comprar as refeições antes e haveria atendimento prioritário aos visitantes que fizessem as reservas online.

Um parque de estacionamento com 20 mil metros quadrados, o dobro da capacidade da última edição, esperava dar resposta ao crescimento do evento e afluência de visitantes.

Por enquanto, as novidades preparadas depois do sucesso da feira em 2019, que recebeu cerca de 35 mil visitantes, vão ter de esperar mais um ano. Para manter a esperança, já foi revelada a data para a próxima edição, que deverá acontecer nos dias 1, 2 e 3 de abril de 2022.