Altominho.tv
CM VIANA DO CASTELO

Viana do Castelo mantém estacionamento gratuito até 30 de junho e reforça medidas de apoio à economia

estacionamento nos parquímetros e no maior parque subterrâneo de Viana do Castelo vai manter-se gratuito até ao dia 30 de junho.

Segundo a autarquia, entre as medidas de apoio à economia no âmbito da Covid-19, consta a manutenção da suspensão do pagamento do estacionamento na via pública e no parque de estacionamento do Campo d’Agonia.

O executivo aprovou também o prolongamento, até 30 de junho, da isenção de taxas de ocupação do domínio público, taxas de concessão e rendas de aluguer dos bares e espaços de restauração concessionados pela Câmara Municipal, do posto de Turismo “Welcome Center” e empresas instaladas no parque empresarial da Praia Norte, sendo que a isenção corresponde a 50% do valor da taxa liquidada, percentagem de receita retida pelo município, uma vez que os restantes 50% são receita da Administração Portos Douro, Leixões e Viana do Castelo.

São ainda abrangidas pela medida a incubadora instalada na Praça da Liberdade, o mercado municipal, a feira semanal e o terrado do mercado, bem como o interface dos transportes e os armazéns de aprestos de Castelo de Neiva.

Ainda de acordo com o município, fica também suspenso de pagamento o acesso aos museus municipais, tendo entrada gratuita até 30 de junho.

Desde o início da pandemia, as medidas de apoio à economia representaram um “esforço municipal de cerca de 585 mil euros, sendo que a sua prorrogação até junho, orçará em mais 660 mil euros”, referiu o vereador do Desenvolvimento Económico, Luís Nobre.

Em causa está ainda “a prorrogação e alargamento do programa “Viana à Esplanada”, para disponibilizar condições de funcionamento e garantir a sustentabilidade e viabilidade económica dos micro e pequenos negócios dos setores da restauração, dos espaços de bebida e de pastelaria nesta fase pós-desconfinamento”.