Altominho.tv

Ampliação de centro de proteção civil de Viana do Castelo arranca na primavera

O presidente da Câmara de Viana do Castelo apontou o “final do mês de abril, início de maio” para o arranque da ampliação do centro municipal de proteção civil, um investimento de mais de 880 mil euros.

José Maria Costa, que falava aos jornalistas por videoconferência, no final da reunião camarária desta quinta-feira, também realizada naquele formato, disse que a obra tem “um prazo de execução de nove meses, estimando a sua conclusão para o final de 2021”.

A empreitada foi adjudicada esta quinta-feira, por unanimidade, seguindo para o Tribunal de Contas.

Segundo o autarca, o projeto de ampliação do atual quartel dos Sapadores Municipais prevê “um centro de operações tecnologicamente mais avançado do que o atual, uma sala de operações para reuniões de controlo e coordenação operacional, espaço para alojamento de chefias operacionais, sala de reuniões e auditório, uma sala polivalente para apoio de emergência e núcleo museológico que reunirá peças dos Bombeiros Sapadores e Voluntários” da cidade.

“A ampliação do atual centro municipal de proteção civil vai melhorar as condições operacionais, libertando espaços do atual quartel para serem rentabilizados. A obra foi adjudicada, por unanimidade, e vai seguir para visto do Tribunal de Contas. Em princípio teremos a obra a começar em finais de abril, início de maio e terá um prazo de execução de nove meses”, reforçou.

Aquela empreitada foi lançada a concurso público em outubro de 2020. Na altura, o investimento foi justificado pela maioria socialista com “a falta de condições do atual espaço ocupado por aquele serviço, no quartel dos Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo”.

“O edifício atual não dá resposta às novas exigências. É necessário criar novos espaços onde se possam desenvolver e dar resposta a todas as atividades que lhe são legalmente atribuídas”, refere o documento aprovado pelo executivo.

O novo edifício está previsto para terrenos situados junto ao quartel dos Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, sendo que a construção seria candidatada ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).