Altominho.tv

Fim de semana traz chuva, granizo e trovoada

Com a chegada de mais um fim de semana de confinamento, as previsões de chuva mantêm-se, acompanhadas de granizo e trovoada. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou para um agravamento do estado do tempo em Portugal Continental devido à passagem da depressão Karim.

Em comunicado, o IPMA explica que Portugal Continental não será diretamente afetado por esta depressão, mas sim por uma “superfície frontal fria”, que lhe está associada, com maior incidência durante o dia de sábado e de domingo, mas que começa já esta sexta-feira.

A depressão Karim vai provocar, este sábado, “chuva persistente e pontualmente forte em alguns locais, em especial no litoral Norte e Centro”, refere o IPMA em comunicado. O céu estará muito nublado e o vento vai soprar com intensidade, “com rajadas até 85 km/h no litoral e até 110 km/h nas terras altas”. Também é esperada forte agitação marítima na costa ocidental, com ondas de oeste/sudoeste que deverão atingir os cinco metros.

Ainda de acordo com o IPMA, “no dia 21, após a passagem da superfície frontal fria esperam-se aguaceiros em todo o território, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada. A neve poderá ocorrer acima de 1400 metros de altitude, descendo a cota para 1200 metros ao longo do dia na região Norte”. Está ainda prevista “uma diminuição gradual da intensidade do vento e rotação para noroeste”.

“Tendo em conta o agravamento da situação meteorológica, recomenda-se o acompanhamento da previsão e dos avisos meteorológicos ao longo dos próximos dias”, recomenda o IPMA, acrescentando que um novo comunicado sobre a superfície frontal fria da depressão Karim será emitido ainda esta sexta-feira.