Altominho.tv
INFRAESTRUTURAS DE PORTUGAL

Realizados testes na linha do Minho entre Viana do Castelo e Valença

Com a empreitada de modernização e eletrificação do troço entre Viana do Castelo e Valença concluída, está a decorrer a fase de testes ao longos dos 48 quilómetros que integram a linha do Minho.

Foi realizada a marcha de inspeção e ensaio à Catenária no troço Viana do Castelo-Valença (Fronteira), da Linha do Minho”, refere a Infraestruturas de Portugal (IP) em comunicado divulgado esta quinta-feira, acrescentando que “decorre atualmente a fase de testes e de obtenção de certificação, tratando-se este um dos últimos ensaios”.

A empreitada na linha do Minho está inserida no Plano de Investimentos Ferrovia 2020 e “engloba a eletrificação do troço, instalação de sinalização eletrónica e telecomunicações, adequação de layouts, construção de novas estações técnicas para o cruzamento de comboios de mercadorias e intervenções em obras de arte e passagens de nível”.

Em novembro, a CP – Comboios de Portugal concluiu a operação de remoção do amianto nas 36 carruagens compradas à espanhola Renfe para circular na linha do Minho. Na altura, adiantou que estavam também a ser recuperadas sete locomotivas da série 2600 “necessárias para a futura operação da linha do Minho”.