Altominho.tv

IPMA confirma queda de neve para o Alto Minho e forte agitação marítima

Alguns distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira vão estar a partir de hoje e pelo menos até domingo com vários avisos meteorológicos devido à agitação marítima, vento e queda de neve, de forma faseada.

A situação com mais gravidade vai surgir na sexta-feira, quando toda a costa de Portugal continental, do norte da Madeira e de Porto Santo vão estar sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima forte, informou hoje o IPMA.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estarão sob este aviso entre as 00h00 de sexta-feira e as 17h00 de sábado.
Estão previstas ondas de noroeste com 5 a 7 metros de altura, podendo atingir 10 a 14 metros de altura máxima.

O IPMA emitiu aviso amarelo para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco devido à previsão de queda de neve acima de 1400/1600 metros, descendo gradualmente a cota para 700/900 metros, entre as 00h00 e as 18h00 de sexta-feira.

A partir da próxima noite chegará o pós frontal, com ar muito frio de origem polar que fará descer as temperaturas e a cota de neve muito rapidamente. A chuva passará a regime de aguaceiros que serão de neve acima dos 1000 metros, descendo rapidamente a cota aos 700 metros durante a madrugada e manhã.

O frio e sobretudo a sensação térmica de frio será muito intensa, graças ao vento intenso de componente noroeste. Ao final do dia a precipitação começará a cessar em especial no interior.

Acumulações esperadas pelo modelo WRF:

Entretanto, entre as 21h00 de hoje e as 12h00 de sexta-feira, vão estar sob aviso amarelo os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco devido à previsão de vento forte de noroeste, com rajadas até 95 quilómetros por hora nas terras altas.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.