Altominho.tv

Feiras e mercados de levante realizam-se em todos os concelhos do Alto Minho

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho anunciou que as feiras e mercados de levante vão continuar em funcionamento nos 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo.

A decisão foi tomada esta terça-feira em reunião daquela associação de municípios, depois de o Governo ter decidido deixar ao critério dos municípios a realização destas atividades.

“O conselho intermunicipal da CIM do Alto Minho decidiu autorizar a realização de feiras e mercados de levante que cumpram as condições de segurança e as orientações definidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS)”, refere uma nota enviada à imprensa.

O município de Valença anunciou esta terça-feira que recuou na decisão de cancelar todas as feiras do concelho, até 17 de novembro.

Em comunicado, a autarquia de Vila Nova de Cerveira adiantou também que, “após o recuo na proibição de feiras e mercados de levante, deixando a decisão a cargo de cada concelho, decidiu manter a sua realização, com regras de controlo e higienização apertadas”.

As feiras e os mercados de levante vão poder continuar a funcionar nos 121 concelhos sujeitos a medidas mais restritivas para conter a propagação da pandemia, se tiverem autorização das respetivas autarquias.

No entanto, no sábado, o Conselho de Ministros anunciou, após uma reunião extraordinária, que 121 municípios vão ficar abrangidos, a partir de quarta-feira, por medidas mais restritivas para conter a pandemia, entre as quais a proibição e feiras e mercados de levante.