Altominho.tv

Eletrificação da linha do Minho entre Viana e Valença finalizada até final do ano

A eletrificação da linha do Minho, entre Viana do Castelo e Valença, deverá estar concluída até ao final do ano.

De acordo com o relatório da proposta de Orçamento do Estado para 2021, divulgado esta segunda-feira pela Assembleia República, o Governo estima investir 384 milhões de euros em infraestruturas ferroviárias para o próximo ano, em quatro corredores estruturantes.

Segundo o documento, 147 milhões de euros destinam-se ao Corredor Internacional Sul, 99 milhões de euros ao Corredor Internacional Norte, 78 milhões de euros ao Corredor Norte-Sul e 60 milhões de euros a Corredores Complementares, de acordo com uma estimativa dos investimentos estruturantes a realizar pela Administração Central.

No caso do Corredor Norte-Sul, as intervenções “incluem a eletrificação da linha do Minho, já concluída em 2019 no troço entre Nine e Viana do Castelo, prevendo-se que, até ao final de 2020, a empreitada no troço entre Viana e Valença seja finalizada”.

Ainda de acordo com aquele relatório, “estão a ser implementados projetos de sinalização e comunicações, que abrangem todos os corredores de um modo transversal”. “O montante global destes investimentos, em execução ou em contratação, ascende aos 109 milhões de euros”, detalha a proposta.