O programa Eco-Escolas é um projeto educativo internacional promovido pela Fundação para a Educação Ambiental e apoiado pela Comissão Europeia. Em Portugal, é organizado pela Associação Bandeira Azul da Europa e desenvolvido  desde 1996, sendo atualmente implementado em mais de 1500 escolas e de 230 concelhos em todo o território nacional, abrangendo todos os graus de ensino.

De acordo com a página do projeto, o programa “pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade” e visa ainda “criar hábitos de participação e cidadania, tendo como objetivo principal encontrar soluções que permitam melhorar a qualidade de vida na escola e na comunidade”.

Uma escola que adere ao Eco-Escolas compromete-se a “desenvolver um conjunto de ações e atividades que deverão envolver os diferentes elementos da comunidade escolar e da comunidade envolvente”. A Bandeira Verde simboliza que, naquela escola, se verifica uma “educação ambiental coerente e de qualidade”.