Altominho.tv

Semana da igualdade arranca esta sexta-feira em Arcos de Valdevez

O município de Arcos de Valdevez vai promover, entre 18 de outubro e 2 de novembro, a primeira semana da igualdade. A iniciativa intitulada “Vez de Igualdade” pretende “chamar a atenção de pessoas de diferentes idades e interesses para os riscos da exclusão baseada na diferença”.

Em comunicado, a autarquia adianta que “aprovou um Compromisso para a Igualdade e Não Discriminação, através do qual se pretende promover a igualdade entre as pessoas, promover os direitos e os princípios de igualdade e participação na vida local, adotar princípios de igualdade, integrando esta dimensão nas políticas e ações municipais, e implementar planos de ação para reforçar a igualdade e combater a discriminação e as desigualdades entre as pessoas”.

O município acrescenta que está a “elaborar o Plano Municipal para a Igualdade”, sendo “nesta senda que surge a primeira Semana da Igualdade, onde será convocada a diversidade para evocar a igualdade”.

O programa da iniciativa arranca esta sexta-feira com a conferência/debate “De que falamos quando falamos de Igualdade”, que terá como orador convidado Álvaro Laborinho Lúcio, juiz-conselheiro jubilado do Supremo Tribunal de Justiça e antigo ministro da Justiça.

Esta conferência, que decorrerá pelas 21h30, no auditório da Casa das Artes, conta ainda com a intervenção do presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, e moderação da Conselheira Municipal para a Igualdade, Manuela Melo.