Altominho.tv

Veja o mapa oficial com os postos de combustível onde abastecer durante a greve

A ENSE elaborou um mapa interativo, atualizado em tempo real, com os postos de abastecimento existentes ao longo do país na rede emergência (REPA).

A primeira iniciativa foi de um grupo de voluntários que relançou a plataforma VOST (Já Não Dá Para Abastecer), que informa os utilizadores se ainda há combustíveis numa determinada bomba durante a greve dos motoristas. Entretanto surgiu uma versão oficial, mas que contêm apenas a rede de emergência.

A Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE) revelou este domingo que tem disponível no seu site o mapa interativo com os postos de abastecimento existentes ao país no âmbito da rede de emergência, com informação ao minuto.

Recorde-se que o Governo criou uma rede de postos com serviços garantidos a 100%, mas com abastecimento limitado por viatura, com a designação REPA – Rede de Emergência de Postos de Abastecimento. A rede inclui 374 postos de abastecimento, sendo 54 apenas para veículos prioritários.

Nos postos da REPA, o abastecimento do público em geral está limitado a 15 litros por viatura. Já nos casos dos veículos prioritários, como ambulâncias, por exemplo, o abastecimento é ilimitado. De lembrar que todos os postos de abastecimento pertencentes à REPA têm de manter visível essa informação.

O armazenamento de combustível nestes postos tem um limite de dez litros por pessoa, sendo obrigatório possuir um recipiente adequado para o efeito.

O mapa disponibilizado pela Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE) indica todos os postos da REPA. A vermelho, estão os postos exclusivos para os veículos prioritários. As restantes cores identificam o local a partir do qual as bombas são abastecidas.

Clique na imagem para consultar o mapa e saber qual é o posto desta rede mais próximo de si. Veja aqui:

A ENSE está a monitorar em tempo real a capacidade dos postos de abastecimento em Portugal. Não só os postos da Rede de Emergência de Postos de Abastecimento (REPA), mas de todos. No entanto, o mapa que é divulgado no site da entidade só revela, em tempo real, os postos de abastecimento da REPA.