Altominho.tv

Cerca de 750 mil euros para obras de requalificação da ETAR de Peso

As obras de requalificação da ETAR da Zona Industrial de Penso já arrancaram. Estima-se que a unidade de tratamento irá receber um caudal máximo de 200 m3/d de efluentes industriais (vinícolas e outras indústrias) e um caudal médio de 300 m3/d de efluentes domésticos. A requalificação da ETAR representa um custo total de 748.150,00 euros.

Um dos problemas está relacionado com as adegas instaladas fora da zona industrial, principalmente no período do ano dedicado às vindimas, deparam-se com o problema de encaminhamento do efluente de origem vinícola, uma vez que no concelho não existe uma estação de tratamento de águas residuais apta para efetuar o tratamento de efluente com as características próprias deste resíduo.

A zona industrial de Penso apresenta elevada importância socioeconómica para o concelho, uma vez que proporciona condições para a fixação de unidades industriais que criam postos de trabalho e consequentemente riqueza para a região.

A ETAR em questão realiza o tratamento do efluente proveniente das instalações existentes na referida zona Industrial, assim como o efluente doméstico proveniente das habitações da freguesia de Penso e parte da freguesia de Alvaredo.