Altominho.tv

Portugal vai eleger as 7 Maravilhas da Cultura Popular

Os portugueses são desafiados a encontrar, em 2020, o “património de Portugal”, no âmbito da iniciativa “7 Maravilhas”, que visa “eleger o que de melhor Portugal tem, enfatizando as tradições, associadas a uma determinada região do país”. As candidaturas estão abertas até 1 de março.

Depois de terem sido escolhidas as “7 Maravilhas – Praias de Portugal”, as “7 Maravilhas da Gastronomia”, as “7 Maravilhas Naturais de Portugal”, as “7 Maravilhas de Origem Portuguesa do Mundo”, as “7 Maravilhas de Portugal” e as “7 Maravilhas Aldeias”, as “7 Maravilhas à Mesa” e as “7 Maravilhas Doces de Portugal”, os portugueses são desafiados a eleger as “7 Maravilhas da Cultura Popular”.

“Vamos promover o Património Cultural Imaterial de Portugal, elevando a nossa Cultura Popular a um patamar de causa pública” é o repto da nova edição das “7 Maravilhas“.

“O que é uma Maravilha da Cultura Popular, num país onde a música, a dança, as lendas, as festas, as tradições, as máscaras, o artesanato e tantas outras coisas contribuem para fazer de Portugal um país ímpar? Pois é exatamente todo esse património que queremos trazer a público, para o valorizar com a pompa e circunstância que sempre mereceu”, explica a organização no comunicado enviado à imprensa.

“Eleger as 7 Maravilhas de Portugal® é cada vez mais um ato emotivo, uma tomada de posição sobre quem somos, de onde vimos e o que criamos”, lê-se na nota, que acrescenta que “o património cultural imaterial, a marca da terra, a preservação da criatividade do nosso povo e a capacidade que o país tem de inovar e de se reinventar nas suas tradições são cada vez mais fatores distintivos nas eleições 7 Maravilhas®”.

Artesanato, Lendas e Mitos, Festas e Feiras, Músicas e Danças, Rituais e Costumes, Procissões e Romarias e Artefactos são as mais recentes categorias a concurso.

A primeira fase de candidaturas decorre até ao dia 1 de março de 2020.

A fase de seleção dos 21 candidatos por distrito ou região autónoma irá decorrer entre março e abril e os sete finalistas de cada região do país serão anunciados em maio.

Já as eliminatórias regionais estão previstas para os meses de julho e agosto e a Gala Finalíssima, onde serão reveladas as “7 Maravilhas da Cultura Popular”, está agendada para o dia 5 de setembro de 2020.