Altominho.tv

Grupo CTS investe em megacampus tecnológico em Viana e vai criar 500 empregos qualificados

O Grupo CTS vai instalar em Viana do Castelo o seu maior e mais avançado campus de produção tecnológica na Europa, um investimento de grande dimensão que prevê a criação de cerca de 500 postos de trabalho diretos até ao primeiro trimestre de 2026.

A nova unidade, com mais de 21 mil metros quadrados de construção, será o Centro de Produção Europeu do Grupo CTS, dedicado à fabricação de módulos de energia elétrica (EPODs), quadros elétricos e componentes de montagem modular. A produção dos EPODs resulta de uma parceria estratégica com a multinacional americana Eaton, líder global em gestão de energia.

A localização em Viana do Castelo foi escolhida pela proximidade ao porto marítimo e pela presença de um ecossistema industrial especializado, fatores que reforçam a competitividade da empresa no mercado internacional. Os produtos terão o selo “Designed and Made in Portugal”, destinando-se sobretudo à Europa Central e do Sul, mas também a outros mercados.

O campus, que pretende afirmar-se como um polo de inovação e de retenção de talento, será desenvolvido em colaboração com várias empresas portuguesas do grupo, entre as quais NordicEPOD, MCPrefab, BIMMS, Velox e MecWide. Segundo o CEO da CTS em Portugal, Carlos Ribas, este projeto “é um passo decisivo para transformar Portugal num polo de excelência para a indústria de data centers”.

O Grupo CTS, líder europeu em design e construção de data centers, foi recentemente distinguido com o prémio “European Data Center Project of the Year 2024” pelo projeto da TikTok em Hamar, na Noruega — uma infraestrutura de 90 MW construída em tempo recorde e alimentada exclusivamente por energia renovável.