Altominho.tv

Ex-deputado do PSD Eduardo Teixeira será cabeça de lista do Chega em Viana do Castelo

O ex-deputado do PSD e atual vereador social-democrata, Eduardo Teixeira, será cabeça de lista do Chega pelo círculo de Viana do Castelo, confirmou hoje o líder do partido, indicando que Rita Matias será a primeira candidata em Setúbal.

“Estou já em condições de confirmar que o antigo deputado do PSD Eduardo Teixeira, e vereador da Câmara Municipal pelo PSD, vai ser o cabeça de lista do Chega pelo distrito de Viana do Castelo”, afirmou André Ventura, indicando ter havido “alguns meses de conversações de aproximação”.

Na sequência desse anúncio,  o presidente da distrital do PSD acaba de exigir que Eduardo Teixeira se demita de vereador na Câmara de Viana do Castelo e se desfilie do partido.

“O Eduardo Teixeira deve, imediatamente, demitir-se de vereador na Câmara de Viana do Castelo para que outro membro do partido possa assumir o lugar na vereação. Também deve pedir a desfiliação do PSD”, afirmou Olegário Gonçalves.

O líder da distrital do PSD agradeceu o trabalho de Eduardo Teixeira “durante os anos em que esteve a trabalhar em prol do PSD”, mas considera que, “neste momento, nada justifica que continue a ser militante, nem vereador da Câmara de Viana do Castelo”.

Atualmente, Eduardo Teixeira divide com Paulo Vale a bancada do PSD na Câmara de Viana do Castelo, lugar que já tinha ocupado no mandato autárquico de 2013 a 2017.
Para Olegário Gonçalves, “o comportamento de Eduardo Teixeira não dignifica a sua imagem”, adiantando que o ainda vereador do PSD na autarquia da capital do Alto Minho “já podia ter assumido que seria candidato pelo Chega e, não andar escondido atrás de notícias veiculadas pela comunicação social”.

“Deveria ter vindo a público esclarecer a situação e devia ter pedido a desfiliação do PSD. O comportamento do Eduardo Teixeira não foi o mais digno para uma pessoa que quer assumir a Assembleia da República, novamente, pelo Chega”, disse.

Olegário Gonçalves adiantou que se Eduardo Teixeira não se demitir do cargo de vereador e não se desfiliar do partido, “será expulso”.

“O partido instaurará um processo disciplinar. Penso que ainda tem alguma dignidade e orgulho e, ele próprio, fará isso mesmo”, referiu.

Hoje, a concelhia do PSD de Viana do Castelo anunciou que retirou, com efeitos imediatos, a confiança política ao vereador e militante Eduardo Teixeira, por desrespeitar aquela estrutura política e manchar o nome do partido.

Mais tarde, Eduardo Teixeira acusou a concelhia do partido de coartar a liberdade dos cidadãos, garantindo que aquele órgão não pode retirar a confiança política aos militantes.

Entre 2013 e 2017, Eduardo Teixeira, economista, foi deputado do PSD pelo círculo de Viana do Castelo.

Militante há cerca de 30 anos, Eduardo Teixeira liderou, durante vários anos, tanto a concelhia como a distrital do partido e desempenhou funções em órgãos nacionais.

Em 2013 e 2021 concorreu, pelo PSD, como cabeça de lista à presidência da Câmara de Viana do Castelo e das duas vezes perdeu para o socialista José Maria Costa, atual secretário de Estado do Mar.