Setenta operacionais, de nove países, treinaram técnicas inovadoras preventivas e de proteção às florestas, em Valença e Paredes de Coura, no âmbito do European Trex – Traditional Fire Training Exchange.
Na última semana, decorreram ações de queimadas controladas nos montes de Cerdal, Taião e Gondomil, em Valença e em outros pontos do concelho de Paredes de Coura, com uso de fogo tradicional. Ações complementadas com teste e treino de novos equipamentos e técnicas de ação preventivas, no terreno.
As ações contaram com os operacionais da Proteção Civil Municipal de Valença, bem como as equipas de sapadores florestais do concelho.
Os exercícios envolveram operacionais do Canadá, Estados Unidos da América, Alemanha, Polónia, Espanha, México, Guatemala, Brasil, Portugal e Equador e várias entidades nacionais e internacionais .
O European TREX 2024 esteve centralizado em Paredes de Coura e nesta edição as ações no terreno desenvolvem-se entre este concelho e Valença.
Este foi um evento de intercâmbio promovido pelo Laboratório Rural de Paredes de Coura e The Nature Conservancy, com o apoio do município de Valença e demais congéneres do Alto Minho, dedicado à capacitação técnica dos operacionais envolvidos no uso do fogo.
O European TREX teve a colaboração e o reconhecimento do Instituto Florestal Europeu.
Fotografia: Município de Valença