O Conselho Municipal de Juventude, que reuniu ao final da tarde de quarta-feira, nos Paços do Concelho, aprovou por unanimidade o parecer às políticas de juventude constantes no Orçamento Municipal para 2024.
O Presidente da Câmara Municipal, Augusto Marinho, que conduziu os trabalhos, explicou o que tem vindo a ser desenvolvido na área da juventude, destacando o Orçamento Participativo Jovem como um dos mais importantes projetos lançados, seguido da apresentação das Grandes Opções do Plano e Orçamento para o ano de 2024.
Entre o apoio no acesso à habitação no âmbito do programa “1.º Direito”, a execução de várias candidaturas a financiamentos europeus e intervenções nas freguesias do concelho, Augusto Marinho “destacou também a valorização da base económica, através da criação de condições atrativas para as empresas, e o reforço da coesão territorial com a construção e renovação de infraestruturas e equipamentos coletivos numa lógica de equidade e distribuição equilibrada por todo o concelho” divulga o comunicado da autarquia.
Já o Vereador da Juventude, José Alfredo Oliveira, no âmbito das políticas de juventude que integram as Grandes opções do Plano e Orçamento para 2024, destacou também o Orçamento Participativo Jovem, para além da continuidade da agenda de iniciativas descentralizadas pelo concelho em conjunto com as associações juvenis das várias freguesias.
Na reunião foi ainda feito um balanço da edição do Barca Jovem 2023, tendo-se dado início também à recolha de contributos das associações de jovens do concelho para preparação da edição de 2024.