Altominho.tv

Lavradas prepara noite de tradição com mais uma Desfolhada Minhota

A freguesia de Lavradas, em Ponte da Barca, prepara-se para receber mais uma edição da tradicional Desfolhada Minhota, no próximo dia 26 de setembro, a partir das 21h00.

Promovida pela Junta de Freguesia de Lavradas, a iniciativa pretende manter viva uma das tradições mais emblemáticas do Alto Minho, reunindo diferentes gerações num serão marcado pelo convívio, pela música e pelos sabores tradicionais.

Ao longo da noite, o milho será novamente protagonista de uma celebração que recria os antigos serões de desfolhada. A broa caseira, as sardinhas assadas, o caldo de farinha e o vinho fazem também parte da tradição e estarão presentes nesta edição.

A organização convida a população a participar e desafia os visitantes a levar os seus próprios instrumentos musicais, nomeadamente concertinas, para animar a noite com música e cantigas tradicionais.

A Desfolhada Minhota de Lavradas pretende, assim, proporcionar um momento de convívio entre familiares, amigos e comunidade, ao mesmo tempo que contribui para preservar e transmitir às novas gerações costumes e tradições que fazem parte da identidade minhota.

Foto: DR