Altominho.tv

Câmara promove projeto piloto para alunos do 1º ciclo

A Câmara Municipal de Caminha implementou, este ano letivo, nas escolas de 1º ciclo do Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha um projeto piloto de Atividades de Enriquecimento Curricular – AEC.

Em primeiro lugar, este projeto pretende ir de encontro às motivações das crianças, nas vertentes das Expressões, passando pela Cultura, Património e a ligação ao território e, em segundo lugar, envolvesse as Associações locais na dinamização de atividades lúdicas, artísticas, desportivas e recreativas.

Através de contextos lúdicos e recreativos, com enfoque no ato de brincar, pretende-se desenvolver um conjunto de competências essenciais, como a criatividade, a autonomia, a comunicação, a colaboração, entre outros. O município tenciona dinamizar o autoconhecimento, a tolerância, a partilha, o respeito e o relacionamento interpessoal, a valorização do património local e a identidade ao território, o espírito crítico, a resolução de problemas e o desenvolvimento socio afetivo, entre outras.

“Colocar o aluno no centro da ação educativa e apostar em estratégias educativas inovadoras e integradoras, promotoras de sucesso escolar, são alguns dos objetivos deste executivo camarário, na área da Educação” considera a autarquia.

Atualmente estão inscritos cerca de 350 alunos do 1º ciclo.

Para o desenvolvimento das atividades, o Município de Caminha estabeleceu parcerias com Associações Culturais, Sociais e Desportivas do concelho de Caminha, nomeadamente o Etnográfico de Vila Praia de Âncora, a Academia de Música Fernandes Fão, o Sporting Club Caminhense, o Clube Andebol de Caminha e a Associação Nautiminho.

As AEC são de frequência gratuita e funcionam, preferencialmente, depois do horário da componente letiva, isto é, entre as 15H30 e as 17H30.