Começou hoje a I Semana Sénior de Caminha com a iniciativa À Conversa: “O que é ser idoso hoje e amanhã”, seguida da inauguração de uma exposição, “Traços”.
O momento ficou marcado pela declamação do poema “Quantos anos tenho”, de José Saramago, pela voz de Maria da Luz Colaço, de 89 anos.
A sessão de abertura contou com a participação do presidente da Câmara Municipal de Caminha, Rui Lages, da diretora do Centro Distrital da Segurança Social de Viana do Castelo, Cristina Oliveira, do presidente da Direção do Centro de Bem-Estar Social de Seixas, Manuel Vilares e de Manuel Dias, utente da Casa de Repouso da Confraria Bom Jesus dos Mareantes.
Rui Lages elogiou o “trabalho desenvolvido pelas instituições de solidariedade social em prol dos seniores do concelho, enfatizando que é necessário saber valorizar as pessoas que trabalham neste setor”.
Cristina Oliveira, diretora do Centro Distrital da Segurança Social de Viana do Castelo, salientou que o grande desafio “é banir o isolamento e a solidão em que os seniores vivem”.
A sessão de abertura encerrou com um momento musical pela Academia de Música Fernandes Fão.
A I Semana Sénior do Concelho vai prolongar-se até dia 27 de outubro e visa “valorizar e homenagear a comunidade sénior, bem como proporcionar momentos de lazer e convívio a esta faixa etária da sociedade” refere a autarquia.
São cinco dias de atividades, com iniciativas relacionadas com saúde e bem-estar, a segurança, a cultura e o lazer, dirigidas para a comunidade sénior, utentes institucionalizados nas Instituições Particulares de Solidariedade Social – IPSS, cuidadores formais e informais, mas também para a comunidade em geral.
A autarquia destaca a exposição de fotografia “Traços”, como um dos momentos altos deste primeiro dia. Esta exposição está patente até dia 31 de dezembro, no Museu de Caminha. A mostra reúne cerca de 200 retratos dos traços dos idosos enquadrados nas diferentes respostas sociais do concelho.