Altominho.tv

Três empreitadas com investimento superior ao milhão de euros

As intervenções em curso na freguesia de Âncora coordenam trabalhos de três empreitadas distintas: nas áreas do saneamento, remodelação das redes de água e eficiência.

Trata-se de um investimento, que ultrapassa um milhão de euros, e que está a ser levado a cabo pela Adam – Águas do Alto Minho, ao nível das infraestruturas da freguesia.

“A coordenação das três empreitadas, as características existentes relativas à tipologia dos trabalhos, infraestruturas existentes e características do solo (rocha dura) contribuíram para um período alargado de obras, sendo que, como referimos, ocorreu ainda uma intervenção de instalação de conduta de gás” refere o autarca de Caminha. 

“Temos a consciência de que estamos em presença de uma obra ambiciosa, muito complexa, mas muito necessária. Felizmente, a parte mais difícil está ultrapassada. Houve aqui várias dificuldades, nomeadamente a natureza do solo, que obrigaram a prolongar no tempo. Já aconteceu noutras freguesias, estou a lembrar-me de Vilar de Mouros, por exemplo. Quando se encontra rocha dura, tudo se torna mais exigente e mais penoso, mas o resultado compensa”, explica Rui Lages.

O Presidente sublinha ainda o caráter triplo da intervenção, três empreitadas, que correspondem a um investimento de 1 028 026,83 euros . “Os diferentes trabalhos decorreram em simultâneo. Não é fácil. Eu compreendo alguma saturação das pessoas. É Normal. Este tipo de obras causa transtornos, mas é fundamental para a qualidade de vida das pessoas. São estruturas que ficam enterradas, não se veem no futuro mas o impacto positivo  é grande. São infraestruturas para o presente e para o futuro”, remata o presidente.

A empreitada contempla a instalação de cerca de 3000 m de coletor de saneamento, e a disponibilização do serviço para 120 fogos habitacionais, no valor de 620 673,29 euros.

Existe também uma empreitada de remodelação das redes de água, numa extensão aproximadamente de 5 500 metros de redes de abastecimento de água, incluindo o fornecimento e instalação de tubagem e acessórios. O valor do investimento é de 377.353,54 euros.

Por último, a última âmbito da empreitada designada de ”Instalação de equipamentos de monitorização e controlo – Município de Caminha, que consiste na instalação de equipamentos de monitorização e controlo, com o objetivo de medir caudais, reduzir pressões na rede de abastecimento de água e monitorizar esses registos, num valor investido de 30 000,00 euros.