Ao longo do mês de maio, o Debulho de Sável à Cerveirense vai chegar às mesas de 10 restaurantes do concelho de Vila Nova de Cerveira. O arranque acontece com mais uma edição do fim de semana gastronómico, que decorre até 1 de maio e inclui a dinamização de um workshop e a degustação das vertentes tradicional e moderna desta iguaria associada ao rio Minho.
Segundo o município, o Debulho de Sável à Cerveirense vai estar em destaque nos cardápios dos restaurantes aderentes, nomeadamente, Abrigo das Andorinhas, Adega Real, Cantinho dos Amigos, Dom Júlio, Casa Lau, Central, Costa Verde, Glutão, Lavrador e Luso Galaico.
Para “potenciar este prato”, a Câmara de Vila Nova de Cerveira associou o Debulho de Sável à iniciativa Fim-de-Semana Gastronómico impulsionada pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal, dinamizando um programa complementar que junta gastronomia, música e costumes populares.
No domingo, 30 de abril, a partir das 11h00, os apreciadores do Debulho de Sável vão poder aprender alguns dos segredos da receita tradicional, com dois membros da recém-criada Confraria do Debulho de Sável à Cerveirense, bem como perceber que sugestões inovadoras se podem imputar ao prato, de forma a cativar o público mais jovem, com a presença do chef Francisco Jr. Oliveira Ferreira, acompanhado do subchef Diogo Sousa Moreira.
Este momento gastronómico, que terá lugar no Terreiro, contará ainda com a atuação dos Cavaquinhos de Lovelhe.
Segundo reza a história, em Vila Nova de Cerveira, os homens pescavam o sável e as mulheres encarregavam-se de o vender de porta em porta. A cabeça, o rabo, as ovas e as postas pequenas eram as menos apetecíveis, mas com arte e engenho criou-se o debulho de sável, como forma de aproveitar essas partes menos nobres do peixe.