Altominho.tv

Autarquia de Melgaço quer políticos entre os 13 e os 17 anos

A Câmara Municipal de Melgaço quer encontrar três jovens entre os 13 e os 17 anos para formar o “Executivo Jovens Autarcas”, que iniciará o seu mandato de dois anos a 7 de março de 2023.

Esta iniciativa está integrada no projeto educativo “Jovem Autarca”, um programa destinado aos jovens que sejam residentes no concelho e que frequentem o Agrupamento de Escolas de Melgaço, até ao 11º ano de escolaridade.

Segundo a autarquia, este programa “pretende sensibilizar os jovens para as questões do poder local, designadamente no âmbito das atribuições e competências da administração local e do funcionamento dos respetivos órgãos, estreitando as relações entre a autarquia e os jovens”.

Os candidatos terão de entregar, entre 29 de janeiro a 10 de fevereiro, uma lista de assinaturas com, pelo menos, 50 apoiantes e um manifesto eleitoral que não poderá exceder as 1500 palavras.

Poderão votar todos os jovens matriculados no Agrupamento de Escolas de Melgaço e que se encontrem a frequentar os anos de escolaridade do 5º ao 12º.

O candidato que conseguir maior número de votos terá o “cargo” de “Jovem Presidente”, e os candidatos que ficaram em 2º e 3º lugar terão o “cargo” de “Jovens Vereadores”. Os restantes candidatos integrarão a “Assembleia de Jovens Autarcas”.