Altominho.tv

Cortejo e Queima do Santo Entroido voltam a animar Melgaço a 18 de fevereiro

Melgaço volta a celebrar o entrudo no dia 18 de fevereiro, com um cortejo pelas ruas da vila e a Queima do Santo Entroido, no Largo Hermenegildo Solheiro.

Este ano, cortejo terá como tema os “Costumes, tradições e aspetos histórico-culturais associados ao concelho de Melgaço e aos concelhos galegos vizinhos” e os participantes são desafiados a criar indumentárias e acessórios associados a acontecimentos e povos históricos, lendas e tradições, agricultura, pastorícia, caça, pesca, brandas e inverneiras, emigração, contrabando e outras relações transfronteiriças e atividades socioeconómicas atuais de relevância para o concelho de Melgaço e concelhos circunvizinhos.

Toda a comunidade de Melgaço e de outros concelhos, os comércios, associações, empresas, comunidades escolares, instituições particulares de solidariedade social e juntas de freguesia são convidados a participar no cortejo que apresenta três categorias: individual, grupo e carro alegórico. As inscrições estão a decorrer até ao dia 10 de fevereiro, através do preenchimento da ficha de inscrição, que deverá depois ser enviada por e-mail ou entregue na receção da Casa da Cultura de Melgaço.

A partir das 16h30, o cortejo vai voltar a percorrer as principais ruas da vila e termina no Largo Hermenegildo Solheiro com a tradicional Queima do Santo Entroido. A queima do boneco vestido de roupas velhas “representa a expulsão de todos os males e a purificação das mentes, mas dizem os populares que este momento simboliza também o desejo de que o inverno acabe e que a primavera comece”.

Todos os participantes inscritos terão a possibilidade de participar no lanche convívio que decorrerá após a Queima do Santo Entroido.