Caixa de entrada
Um investimento de 4,5 milhões de euros vai transformar uma casa devoluta que a Câmara de Vila Nova de Cerveira vendeu em hasta pública, por 360 mil euros, em hotel e criar 40 postos de trabalho.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, disse que a intenção do promotor é “iniciar, em 2023, a construção da nova unidade hoteleira, com mais de 100 quartos, estimando a sua conclusão para 2025”.
Segundo o autarca socialista, “a escritura da venda do imóvel vai ser assinada em novembro”, mas o promotor nacional que comprou a Casa Vermelha, como é localmente conhecida, “já iniciou os primeiros contactos para a elaboração do projeto de arquitetura”.
A Casa Vermelha, inscrita na matriz em 1966, é um edifício localizado junto à piscina municipal de Vila Nova de Cerveira, virada para o rio Minho.
Construída “em pedra e cal, coberta a telha tipo mourisca, que do lado norte tem anexado um torreão, uma espécie de mirante”, o edifício urbano com dois pisos tem uma área total de terrenos de 355.000 metros quadrados e uma área de implantação do edifício de mais de 159.240 metros quadrados.
Para fixar mais pessoas em Cerveira, Rui Teixeira apontou três projetos promovidos por privados, que disponibilizarão mais de 200 casas no centro da vila.
“Com estas novas habitações, a construção, em curso, do Palco das Artes, um auditório com 408 lugares, orçado em 2,7 milhões de euros e conclusão prevista até ao final do verão de 2023, bem como a revitalização do mercado municipal, vai ser criar uma grande dinâmica económica no centro da vila”, sustentou.