Altominho.tv

Portugal vai continuar a ser afetado por depressão Armand até sexta-feira 

Portugal vai continuar a ser afetado pelos efeitos da depressão Armand até sexta-feira, prevendo-se a continuação de chuva, persistente e por vezes forte, e de agitação marítima, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A depressão Armand provocará ainda em Portugal a ocorrência de vento forte do quadrante sul, temporariamente forte no litoral e nas terras altas até hoje, com rajadas que poderão atingir 80 km/hora no litoral Norte e 90km/hora nas terras altas, acrescenta o IPMA.

Segundo o instituto, é também esperado um aumento significativo da agitação marítima, com ondas de sudoeste até cinco metros.

Entre as 18h00 de terça-feira e as 15h30 de hoje, a Proteção Civil registou 373 ocorrências relacionadas com o mau tempo, um balanço que não inclui a cidade de Lisboa, onde os bombeiros contabilizaram 45 situações, sobretudo inundações.

Os distritos de Viana do Castelo, Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga vão estar sob aviso amarelo até às 21h00 de hoje devido à chuva, por vezes forte, que pode ser acompanhada de trovoada e rajadas.

Os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga têm aviso laranja por causa do vento, temporariamente forte com rajadas até 95 quilómetros por hora (km/h) no litoral e terras altas, passando depois a amarelo.