Altominho.tv

CIM Alto Minho promove formação sobre conciliação entre vida familiar e profissional

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) vai promover, entre 21 de setembro e 23 de outubro de 2026, duas ações de formação dedicadas à conciliação responsável entre a vida familiar e profissional.

As iniciativas destinam-se à sociedade em geral e a técnicos e técnicas de igualdade e integram o projeto Iqual Campus, orientado para a promoção da igualdade de género e da corresponsabilidade nos contextos familiar e profissional.

As formações serão realizadas em modalidade mista, combinando conteúdos teóricos assíncronos, através de módulos pré-gravados, com sessões práticas online. O objetivo é proporcionar aos participantes conhecimentos e ferramentas que permitam abordar questões relacionadas com a corresponsabilidade, os direitos e recursos de conciliação, a distribuição do trabalho doméstico e de cuidados e a flexibilidade laboral.

A ação dirigida à sociedade em geral pretende contribuir para uma repartição mais equilibrada das responsabilidades familiares e profissionais, promovendo práticas de maior corresponsabilidade.

Já a formação destinada a técnicos e técnicas de igualdade terá uma componente mais especializada, incidindo sobre temas como políticas públicas, planos de corresponsabilidade, análise de dados, negociação coletiva e estratégias de sensibilização e implementação de medidas de igualdade nas empresas e organizações.

As inscrições estão abertas até 18 de setembro. Os interessados podem consultar o programa e efetuar a inscrição através da plataforma Iqual Campus.

As ações são promovidas pela CIM Alto Minho e cofinanciadas pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do programa Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027.

 

Foto: DR