Altominho.tv

Vítor Paulo Pereira: “Sabemos que o futuro será duro e exigente”

“Sabemos que o futuro será difícil e exigente, mas temos a certeza de que tudo faremos para que esse futuro seja melhor.” A frase é de Vítor Paulo Pereira, autarca courense que assumiu a liderança da Comissão Distrital de Proteção Civil do Distrito de Viana do Castelo.

O presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura sucede no cargo a Miguel Alves, recentemente nomeado secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro.

“Vivemos num tempo complexo e dominado por elevada incerteza, onde as consequências das alterações climáticas além de interferirem com o nosso quotidiano são potenciadoras de elevados riscos, que são verdadeiros desafios para todas as estruturas de proteção civil. Todavia, as alterações climáticas não servem para explicar totalmente a severidade dos grandes incêndios. O recuo demográfico, o envelhecimento das gentes das nossas aldeias e a falta de gestão dos espaços florestais explicam também este flagelo”, frisou Vítor Paulo Pereira, acrescentando: “o futuro será cada vez mais difícil e, portanto, aumentarão às exigências das intervenções. Neste contexto, a proteção civil é cada vez mais um trabalho coletivo, onde o espírito de cooperação será fundamental para atingirmos os objetivos, com eficácia”.

Compete à Comissão Distrital de Proteção Civil acompanhar as políticas diretamente ligadas ao sistema de proteção civil, promover o acionamento dos planos distritais de emergência sempre que tal se justifique, diligenciar pela realização de exercícios, simulacros ou treinos operacionais que contribuam para a eficácia de todos os serviços intervenientes em ações de proteção civil.

Acompanham Vítor Paulo Pereira nesta Comissão Distrital de Proteção Civil do Distrito de Viana do Castelo os presidentes das Câmaras Municipais de Monção, António Barbosa, e de Ponte da Barca, Augusto Marinho.