Altominho.tv

Centro de rastreio à Covid-19 encerra após ter realizado mais de 27 mil testes

O centro de rastreio móvel à Covid-19, instalado no parque de estacionamento do ferryboat em Caminha, vai encerrar no sábado, após quase um ano e meio de funcionamento, tendo sido realizados 27.260 testes.

Em comunicado, a autarquia adianta que “a maior imunidade e resistência da população sustentada na elevada vacinação da população, o decréscimo da virulência da infeção, o incremento de locais de testagem e a alteração das normas em vigor levam à tomada de decisão que agora se anuncia”.

Para o presidente da Câmara Municipal de Caminha, “523 dias e 27.260 testes depois, o Centro de Rastreio de Caminha deixou de fazer sentido”.

“Normalmente é triste assinalar o fim de um ciclo. Desta vez, ficamos satisfeitos, é sinal de que, apesar de todos os cuidados que temos que ter, apesar da incerteza do futuro e embora esteja salvaguardada a possibilidade de testagem nos diversos laboratórios farmacêuticos do concelho, o pior da pandemia já passou. O Centro de Rasteio cumpriu a sua função, as profissionais que nele trabalharam fizeram um grande trabalho, a Unilabs nunca nos faltou, e só podemos agradecer e louvar. Agora é tempo de olharmos para a frente com mais otimismo”, afirma Miguel Alves, citado na nota enviada esta sexta-feira à imprensa.

A instalação do centro de despistagem em novembro de 2020, que funcionou em regime “Drive Thru”, foi uma das medidas implementadas pela Câmara de Caminha para combate à pandemia, que resultou da parceria estabelecida com a empresa Unilabs Portugal.