Altominho.tv

Militantes do PSD preparam candidatura à concelhia de Viana do Castelo

Um grupo de seis militantes do PSD de Viana do Castelo vai avançar com uma candidatura às eleições para a concelhia previstas para o final do ano para impedir que o partido na capital de distrito continue a “definhar”.

Em comunicado hoje enviado à agência Lusa, os seis militantes, que dizem representar “mais de duas dezenas de social-democratas de Viana do Castelo”, propõem um “novo caminho” para “credibilizar” o partido, “envolver os militantes e todos os simpatizantes, libertar o partido da forma constrangedora como se tem apresentado ao escrutínio público” para ter “capacidade de agregar personalidades distintas e para restabelecer uma liberdade de comunicação entre os intervenientes dentro do partido e o público em geral”.

A comissão política concelhia do PSD é presidida, desde setembro de 2020, por Eduardo Teixeira.

O ex-deputado e atual vereador na Câmara de Viana do Castelo está a cumprir o terceiro mandato consecutivo como presidente da concelhia de Viana do Castelo.

Álvaro Queirós, Duarte Martins, Luís Grenho, Luís Sanches Ferreira, Marília Nunes e Ricardo São João, militantes que subscrevem o comunicado hoje enviado à Lusa, querem avançar “por um PSD forte, coeso e coerente, por um PSD verdadeiramente de todos os militantes e por um PSD capaz de defender novas ideias para Viana do Castelo”.

“Acreditamos que só uma mudança profunda será capaz de envolver as pessoas, militantes e simpatizantes à volta de uma verdadeira alternativa no concelho, de um partido capaz de fazer uma oposição construtiva, pró-ativa e responsável com toda a coragem e tenacidade em prol do desenvolvimento que tanto ambicionamos para a capital de distrito do Alto Minho”, referem.

Dizem estar “atentos à realidade dos factos, saber melhor do que ninguém que reconstruir o partido, face às atuais circunstâncias, e apresentá-lo como uma verdadeira oposição e alternativa será um processo longo e que só com muito empenho, resiliência e atitude se poderá atingir esse objetivo”.

“Acreditamos que um caminho diferente e mais interventivo só se poderá fazer com um partido composto por pessoas capazes de agir. Pessoas capazes de voltar a agregar e que, com coragem, queiram abraçar este processo connosco”, sustentam.

Segundo os seis militantes do PSD de Viana do Castelo, “nos últimos anos e por culpa própria, [o partido] tem vindo a definhar”, sendo “notória a falta de adesão dos seus militantes e simpatizantes”.

“Acreditamos que um dos motivos para tal se deve ao desvirtuar de um conjunto de valores e opções fundamentais, cuja consagração e respeito consideramos indispensáveis para a construção e consolidação de uma sociedade mais justa e mais livre. O partido fechou-se em si mesmo. É tempo de mudar”, alertam.

Para os signatários do movimento de candidatura à liderança da concelhia da capital do Alto Minho, “é tempo do PSD voltar a integrar e a ouvir as suas bases e os seus militantes”, devendo para isso “envolver-se de toda a sua essência e abrir-se à sociedade”.

“Deve ser pró-ativo, basear-se na verdade dos factos e promover a melhoria de qualidade de vida no nosso concelho. Somos um grupo de militantes ativos, atentos à realidade do concelho, conhecedores das dificuldades que o partido tem vivido nos últimos anos. Queremos contribuir para uma solução que honre os pergaminhos do PSD. Para isso propomos um novo caminho”, argumentam.